Proteja seu emprego! Veja 6 dicas para se tornar um empregado modelo.

0
346

Proteja seu emprego! Veja 6 dicas para se tornar um empregado modelo.

Conseguir um emprego não é fácil, mas mantê-lo pode ser ainda mais complicado. Para isso, você terá que mostrar as qualidades de um empregado modelo, ter paixão pelo que faz e tratar com respeito os seus superiores, colegas de trabalho e clientes. Se você estiver empenhado em fazer seu trabalho e sempre tentar melhorar, seu emprego sempre estará protegido.

Então, confira abaixo 6 passos para se tornar um empregado modelo:

Passo 1 – Faça o que puder para ter um bom relacionamento.

Manter um relacionamento positivo com seu chefe pode ser o requisito mais importante. Uma relação calorosa, amigável e respeitosa. Mesmo que não vá com a cara dele, faça o possível para ser positivo e respeitoso quando se referir ao seu chefe.

Demonstrando humildade e gratidão é uma das melhores formas de se conviver bem no ambiente de trabalho. Ninguém faz nada sozinho, você precisa da ajuda dos seus colegas, subordinados e chefes para conseguir qualquer coisa. Deixe claro para essas pessoas que você percebe o impacto do trabalho delas para o seu sucesso profissional.  Além de oferecer seu apoio para o trabalho dos demais colegas, não se esqueça de também recorrer a eles para cumprir as suas obrigações, é de muita sabedoria reconhecer que você precisa de ajuda.

Passamos a maior parte de nossos dias no trabalho. E isso resulta em conviver com pessoas das mais diversas personalidades, jeitos e gostos. Se o ambiente pode ser um local para conhecer pessoas que admiram nosso profissionalismo, ele é também um lugar, assim como todos os outros, que não está imune às pessoas invejosas.

Passo 2 – Seja o que as empresas buscam além do habitual.

Proatividade! Se não formos pessoas ativas, nossa carreira pode ter o perigo de se tornar estagnada. A palavra “proatividade” entrou para o vocabulário corporativo há muito tempo. Seu significado, em bom português, descreve a habilidade de partir para a ação sem ficar esperando o chefe mandar. Pessoas proativas procuram informações e oportunidades para fazer as coisas acontecerem. Busque saber qual é a cultura daquela empresa. Acredito que agregado a isso, mantenha-se fora de fofocas, motins contra os superiores e busque fazer sua parte no combinado. Sempre será mais lucrativo a você e a empresa que optou a trabalhar obedecer ao contrato.

Se você se sente intimidado em oferecer seu auxílio ou mesmo inseguro para agir e buscar resolver ou então amenizar um problema eminente, siga algumas das nossas dicas para desenvolver esta competência ou tornar ainda mais assertivas suas ações.

Passo 3 – Tenha Autoconfiança 

Acredite em sua capacidade de resolver os problemas, sejam eles do seu comprometimento  ou não.

Passo 4 – Utilize o Bom Senso

Tome cuidado para não invadir o espaço do outro. Aprenda a hora de fazer e o momento de deixar que outros colaboradores busquem as soluções.

Passo 5 – Não Espere Pelos Outros

Se você e seus colegas já perceberam determinado problema, procure resolvê-lo o quanto antes e, caso o mesmo exija uma atenção mais especial, comunique imediatamente ao seu líder para que ele possa tomar às devidas providências.

Passo 6 – Tenha Iniciativa

Não é porque não é sua função que você vai deixar de ajudar um colega.É sempre bom oferecer seus conhecimentos e colaboração a uma pessoa que esteja com dificuldades. Tenha iniciativa e mostre-se disponível!

Se gostar, é só curtir e compartilhar!

Acredite, você é capaz!

SHARE